Nos últimos anos assistimos a uma evolução tecnológica onde podemos associar o uso da internet á aprendizagem, tendo como vantagem a facilidade de aproximação dos estudantes/professores.
Utilizada
de forma muitas vezes indiscriminada e confundida frequentemente com o uso da
tecnologia mais recente no Ensino à Distância, esta expressão diz respeito ao
processo de ensino e aprendizagem que ocorre exclusivamente de modo virtual num
contexto social de interação e comunicação. Pressupõe a disponibilização “em
linha” (online) de conteúdos, tarefas de aprendizagem e demais recursos
de aprendizagem, utilizando a Internet, e o recurso obrigatório a ferramentas
de comunicação (síncronas ou assíncronas) para comunicação entre pares ou com o
professor.
Contudo,
há um consenso geral sobre a ideia de que a combinação das duas modalidades
implica que os estudantes realizem atividades nas duas modalidades. Uma
situação em que os estudantes assistem a aulas presenciais e realizem
atividades apenas quando estão presentes fisicamente, reservando-se o recurso à
Internet para divulgação de sumários, resumos ou apontamentos não se enquadra,
por isso, numa modalidade de ensino misto.
O
desenvolvimento de computadores portáteis, redes wireless, telemóveis com possibilidade
de acesso à Internet, PDA, Ipod, etc., permitiu que com estes
dispositivos a comunicação professor estudante ou entre estudantes possa
acontecer qualquer que seja a situação em que se encontra o estudante (em casa,
no trabalho, em viagem, nos locais de lazer, etc.).
Comentário:
Atualmente
a internet é um fio condutor de proximidade que procura fomentar a
disponibilização livre na Web de recursos digitais educacionais de qualidade.
Na sua base está presente uma filosofia de democratizar e incrementar o acesso
da população ao saber.
Estes
recursos poderão assumir a forma de exposições de professores, vídeos, exames,
materiais para leitura, etc. Em suma, todo o tipo de recursos usados no
ensino universitário. A expressão OpenCourseWare adquiriu
entretanto o significado de uma coleção de materiais digitais organizados como
se de uma disciplina se tratasse. Participam neste movimento universidades
públicas e privadas um pouco por todo o mundo.
Bibliografia:
Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem
Interactiva Online (pp. 16-18).
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