terça-feira, 1 de maio de 2012

Resumo - A internet


Nos últimos anos assistimos a uma evolução tecnológica onde podemos associar o uso da internet á aprendizagem, tendo como vantagem a facilidade de aproximação dos estudantes/professores.

Utilizada de forma muitas vezes indiscriminada e confundida frequentemente com o uso da tecnologia mais recente no Ensino à Distância, esta expressão diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem que ocorre exclusivamente de modo virtual num contexto social de interação e comunicação. Pressupõe a disponibilização “em linha” (online) de conteúdos, tarefas de aprendizagem e demais recursos de aprendizagem, utilizando a Internet, e o recurso obrigatório a ferramentas de comunicação (síncronas ou assíncronas) para comunicação entre pares ou com o professor.

Contudo, há um consenso geral sobre a ideia de que a combinação das duas modalidades implica que os estudantes realizem atividades nas duas modalidades. Uma situação em que os estudantes assistem a aulas presenciais e realizem atividades apenas quando estão presentes fisicamente, reservando-se o recurso à Internet para divulgação de sumários, resumos ou apontamentos não se enquadra, por isso, numa modalidade de ensino misto.
O desenvolvimento de computadores portáteis, redes wireless, telemóveis com possibilidade de acesso à Internet, PDA, Ipod, etc.,  permitiu que com estes dispositivos a comunicação professor estudante ou entre estudantes possa acontecer qualquer que seja a situação em que se encontra o estudante (em casa, no trabalho, em viagem, nos locais de lazer, etc.).

Os recursos abertos (open resources) poderão constar de pacotes de informação e de materiais ou de um conjunto de conteúdos e de atividades a que um indivíduo acede livremente e utiliza de modo a apropriar-se de um conjunto de conhecimentos.  


Comentário:
Atualmente a internet é um fio condutor de proximidade que procura fomentar a disponibilização livre na Web de recursos digitais educacionais de qualidade. Na sua base está presente uma filosofia de democratizar e incrementar o acesso da população ao saber.

Estes recursos poderão assumir a forma de exposições de professores, vídeos, exames, materiais para leitura, etc.  Em suma, todo o tipo de recursos usados no ensino universitário. A expressão OpenCourseWare adquiriu entretanto o significado de uma coleção de materiais digitais organizados como se de uma disciplina se tratasse. Participam neste movimento universidades públicas e privadas um pouco por todo o mundo.  

Bibliografia:
Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online (pp. 16-18).




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