terça-feira, 1 de maio de 2012

Resumo - Software Social


O desenvolvimento dos media é uma realidade constante ao nível da formação à distância estando presente para auxiliar as capacidades de transmissão da informação, o software social não é mais do que uma ferramenta que permite que as pessoas possam interagir, com uma ligação na qual existe uma troca de cumplicidade entre os interlocutores.

Podem ser considerados três tipos de interação, estamos presente um suporte para interação convencional quando existe uma interação em tempo real, na qual podem mesmo ser incluídos blogues, suporte para feedback social em que é tida em conta a participação de um grupo pelo outro e o suporte para redes sociais, o qual trata das relações interpessoais entre os indivíduos e a possibilidade de novas interações.

A própria sociedade e o relacionamento interpessoal é influenciada pelo software social, já que este pode condicionar e potenciar as formas de relacionamento entre os indivíduos, podendo ser uma mais valia quando utilizado em contextos de aprendizagem, em que todos procuram partilhar informações e adquirir novos conhecimentos, funcionando assim como um grupo colaborativo.

O funcionamento e a inscrição voluntária para a participação nestes centros de partilha de conhecimentos, tornam o software social um exemplo de sucesso, pois os indivíduos não se sentem obrigados a participar, estando com um esprito de partilha para adquirir novas aprendizagens, mas também para poder transmitir novos ensinamentos aos outros membros do grupo, exemplo bem presente e conhecido de todos é a Wikipédia que pode demonstrar a mais valia do software social e a sua utilização de massa numa sociedade global que procura o desenvolvimento e o crescimento do individuo onde quer que ele se encontre, desde que esteja ligado a um grupo de aprendizagem no qual se sinta incluído, do qual tire proveito e para o qual contribua, havendo troca de informação.

O software social tem porém aspetos que são criticados por alguns autores que consideram que este tipo de escolas virtuais não são muito benéficas pois podem distorcer a realidade das relações interpessoais dada a falta de contato pessoal entre os indivíduos, considerando mesmo que em muitos casos quando as redes sociais se tornam mais abrangentes perdem a qualidade da informação que se troca entre os seus membros, tendo em conta que muitos ambientes virtuais não se prolongam por muito tempo e a qualidade da sua informação pode ser discutível.

Comentário:
Os blogs e os Wikis são uns exemplos de quão proveitoso pode ser o software social com a partilha constante de conhecimentos, através dele existe a vantagem da colaboração e a interação entre os indivíduos  que beneficia a troca de conhecimentos e a inclusão em grupos de interajuda como grupos de estudo.

O software social para além do mais sendo corporativo é uma forma de interação que se pode tornar muito vantajosa para a dinâmica e valorização formativa, em todo o processo educacional.

Bibliografia:
Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online (pp. 19-22).
 Disponível em:http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2213381


Resumo - A internet


Nos últimos anos assistimos a uma evolução tecnológica onde podemos associar o uso da internet á aprendizagem, tendo como vantagem a facilidade de aproximação dos estudantes/professores.

Utilizada de forma muitas vezes indiscriminada e confundida frequentemente com o uso da tecnologia mais recente no Ensino à Distância, esta expressão diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem que ocorre exclusivamente de modo virtual num contexto social de interação e comunicação. Pressupõe a disponibilização “em linha” (online) de conteúdos, tarefas de aprendizagem e demais recursos de aprendizagem, utilizando a Internet, e o recurso obrigatório a ferramentas de comunicação (síncronas ou assíncronas) para comunicação entre pares ou com o professor.

Contudo, há um consenso geral sobre a ideia de que a combinação das duas modalidades implica que os estudantes realizem atividades nas duas modalidades. Uma situação em que os estudantes assistem a aulas presenciais e realizem atividades apenas quando estão presentes fisicamente, reservando-se o recurso à Internet para divulgação de sumários, resumos ou apontamentos não se enquadra, por isso, numa modalidade de ensino misto.
O desenvolvimento de computadores portáteis, redes wireless, telemóveis com possibilidade de acesso à Internet, PDA, Ipod, etc.,  permitiu que com estes dispositivos a comunicação professor estudante ou entre estudantes possa acontecer qualquer que seja a situação em que se encontra o estudante (em casa, no trabalho, em viagem, nos locais de lazer, etc.).

Os recursos abertos (open resources) poderão constar de pacotes de informação e de materiais ou de um conjunto de conteúdos e de atividades a que um indivíduo acede livremente e utiliza de modo a apropriar-se de um conjunto de conhecimentos.  


Comentário:
Atualmente a internet é um fio condutor de proximidade que procura fomentar a disponibilização livre na Web de recursos digitais educacionais de qualidade. Na sua base está presente uma filosofia de democratizar e incrementar o acesso da população ao saber.

Estes recursos poderão assumir a forma de exposições de professores, vídeos, exames, materiais para leitura, etc.  Em suma, todo o tipo de recursos usados no ensino universitário. A expressão OpenCourseWare adquiriu entretanto o significado de uma coleção de materiais digitais organizados como se de uma disciplina se tratasse. Participam neste movimento universidades públicas e privadas um pouco por todo o mundo.  

Bibliografia:
Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online (pp. 16-18).




quarta-feira, 11 de abril de 2012

Video - A utilização de blogs na educação

Os blogs são ferramentas que podem ser pedagógicas, aquando transformados nisso. Eles servem como ferramentas de comunicação.




SlideShare - Internet e Educação

Internet e Educação

Bem Vindos ao meu Blog! (Welcome to my Blog)



Este blog foi criado no ambito da atividade C - Ferramentas para a Aprendizagem Online que corresponde à  da U.C de Educação e Internet que decorre no 2º ano da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta. Sendo avaliado através do e-fólio B.

This blog was created in the framework of activity C - Tools for Online Learning that corresponds to the UC Education and the Internet that runs in the 2nd year of Degree in Education from the Open University. As measured by the e-folio B.


Logo_UAb






Obrigada pela visita!

Sandra Reimão

1000285